DOR NO OMBRO:
07/09/16 - Informação
As dores nos ombros correspondem a segunda maior queixa no consultório ortopédico, ficando atrás apenas de dores na coluna. Articulação mais móvel do corpo humano, o Ombro é sede de diversas patologias, dentre as mais prevalentes está a Lesão do Manguito Rotador.
Com o aumento da expectativa de vida da população, a Lesão do Manguito Rotador torna-se cada vez mais diagnosticada nos consultórios. Formado por 4 músculos que envolvem a escápula e inserem-se no úmero, o manguito rotador é responsável pelos movimentos de rotações e elevação do braço, além da ajudar na estabilização e nutrição da articulação do ombro.
As causas da lesão são as mais diversas, como traumas, atritos ósseos, diminuição da vascularização, dentre outros, que geram, por conseqüência, quadros inflamatórios (bursites), rupturas parciais e rupturas totais do Manguito Rotador, principalmente em pessoas acima de 40 anos de idade. A principal queixa é a dor, principalmente noturna, que pode irradiar para braço e região cervical, além da diminuição da força.
O diagnóstico baseia-se em anamnese (entrevista com o paciente), exame físico e exames de imagem (Rx, Ultra-Som, Ressonância Magnética), para elucidação completa da lesão, além de diagnóstico diferencial com outras patologias.
O tratamento das lesões do Manguito Rotador irá depender do tempo e estágio da lesão, podendo ser conservador (medicamentos e fisioterapia) ou cirúrgico (por incisão ou por videoartroscopia) para reparo da lesão. O objetivo é eliminar a dor, recuperando a mobilidade e força do ombro.
Leonardo Waihrich Guterres
Ortopedista/Traumatologista
Especialista em cirurgia do ombro e cotovelo
CRM: 33374 / SBOT: 14.310